Atenção

Se você já possui matrícula em 2020 na rede estadual garanta sua rematrícula para 2021 no período de 06/10 a 30/10.

Se você ainda não está matrículado na rede pública em 2020 o período de inscrição é de 06/10 a 30/10.

Se você deseja realizar uma transferência escolar o periodo para realizar movimentações é de 05/01 a 15/01 ou a partir do início do ano letivo.

Como fazer?

Rematrícula - Somente para estudantes já matriculados na Rede Estadual dentro do estado de SP

Quem já tem cadastro do responsável

Você, responsável que já tem cadastro na Secretaria Escolar Digital, pode realizar a atualização de seus dados cadastrais, do estudante e a efetivação da REMATRÍCULA nos canais:

Quem ainda não tem cadastro do responsável

Você que ainda não tem cadastro na Secretaria Escolar Digital, deverá ir até a escola estadual e solicitar na secretaria o cadastramento como responsável e efetivar a rematrícula.

Compareça diretamente na escola e apresente a ficha cadastral do responsável , e-mail, telefones, comprovante de endereço, RG, certidão de nascimento do estudante e cópia da carteira de vacinação (ou declaração emitida pela unidade básica de saúde, atestando a regularidade da vacinação do aluno) - De acordo com a Lei Nº 17.252/2020 (a falta da carteirinha não impossibilitará a matricula, porém deverá ser regularizada no máximo em 60 (sessenta) dias, pelo responsável).

Com a atualização cadastral você terá acesso aos aplicativos e poderá acompanhar informações como: carteirinha escolar digital, consulta cardápio do dia, calendário escolar, notas e faltas, boletim escolar bimestral e outras comunicações entre a escola e você.

O resultado de todas as matrículas, estarão disponíveis para consulta pública a partir do dia 30/11 na SED ou através do app "Minha Escola SP"

Para estudantes matriculados em escola particular ou aqueles que não estejam estudando em 2020

Compareça diretamente em qualquer escola pública e apresente a ficha cadastral do responsável , e-mail, telefones, comprovante de endereço, RG ou certidão de nascimento do estudante e cópia da carteira de vacinação (nos termos da Lei Nº 17.252/2020) ou realize a pré-inscrição Online clique aqui

Se você ainda não está matrículado na rede pública o período de inscrição é de: 06/10 a 30/10 ou a partir de 19/01 durante todo ano letivo 2021.

Você pode realizar a matricula de duas formas:


Inscrição Presencial


Inscrição On-line


Dúvidas? Veja aqui FAQ da Inscrição

Transferência Escolar

Período de Inscrição: de 05/01 a 15/01 e a partir do início das aulas no decorrer de todo ano 2021

Inscrição de Movimentação somente de matrículas ativas, de alunos interessados (com ou sem alteração de endereço) dentro da rede pública de ensino em todo Estado de SP.

Os pais/responsáveis legais ou aluno maior de 18 anos, podem realizar inscrição de movimentação On-line ou Presencialmente em escola pública (Estadual/Municipal), formalizando a solicitação da transferência (por mudança de endereço) ou intenção de transferência (escola pretendida);

Veja abaixo como proceder:

Quem já tem cadastro do responsável

Você, responsável que já tem cadastro na SED-Secretaria Escolar Digital (realizado pela unidade escolar da rede pública, em que o aluno encontrava-se matriculado), pode realizar a inscrição de movimentação On-line no seguinte canal:

Tutorial - Inscrição Deslocamento/Transferência Escolar On-line, clique aqui

Quem não tem cadastro do responsável

Os pais/responsáveis legais ou aluno maior de 18 anos, podem realizar a inscrição de Deslocamento/Transferência Escolar presencialmente em escola pública de interesse (Estadual/Municipal), formalizando a solicitação da transferência (por mudança de endereço) ou intenção de transferência (escola pretendida);

Compareça diretamente na escola pública e apresente a ficha cadastral do responsável (clique aqui), e-mail, telefones, comprovante de endereço, RG, certidão de nascimento do estudante e cópia da carteira de vacinação (ou declaração emitida pela unidade básica de saúde, atestando a regularidade da vacinação do aluno) - De acordo com a Lei Nº 17.252/2020 (a falta da carteirinha não impossibilitará a matricula, porém deverá ser regularizada no máximo em 60 (sessenta) dias, pelo responsável).

Inscrição de Intenção de Transferência - Motivo: Interesse do Aluno

O Aluno deve permanecer frequentando a escola de origem, aguardando a disponibilidade automática de vagas na escola desejada no decorrer do ano letivo.

(clique aqui)

Inscrição de Transferência - Motivo: Mudança de Endereço

Encaminhado automaticamente para qualquer escola pública onde houver disponibilidade de vagas, avaliado com base no endereço residencial, dentro da área de abrangência regional.

(clique aqui)

Aluno que apresentar 15 dias de faltas consecutivas sem justificativas (por escrito) na escola de origem, ficará a partir de 16ºdia evadido com abandono de estudos e qualquer inscrição pendente, será excluída automaticamente do sistema, sendo necessário realizar “Inscrição Fora da Rede Pública”.

Fiz Inscrição de Intenção de Transferência (Motivo: interesse do aluno), e foi atendido no decorrer do ano letivo, mas me arrependi, o que fazer?

O responsável ou o próprio estudante (se maior de 18 anos), quando realiza a inscrição por Intenção de Transferência na escola desejada, manifesta o interesse de transferência no decorrer do ano letivo para o sistema SED, que poderá ser atendido a qualquer momento, mediante a disponibilidade de vagas.

Após atendimento da vaga (por meio da compatibilização automática), o sistema único no Estado de SP, não permite a “exclusão da transferência” independente dos motivos pessoais/familiares apresentados, pois houve a manifestação do interessado em ser transferido para outra escola.Caso ocorra, deve-se realizar uma nova Inscrição de Intenção de Transferência (Motivo: interesse do aluno) na escola desejada para retorno, e aguardar a disponibilidade de vaga no decorrer do ano letivo.

Lembre-se: Em caso de desistência em transferir-se para outra unidade escolar, deve-se solicitar a exclusão da inscrição, na Secretaria da escola desejada, ANTES da compatibilização automática. O Pai/Responsável, não pode alegar desconhecimento, visto que as orientações estão expostas em todas as escolas da rede pública.

Como solicitar a troca de horário/período?

Ressalta-se que nos termos das legislações vigentes, o Poder Público Estadual na sua obrigação e competência assegura uma vaga na rede pública, mas não há nenhum amparo legal na escolha ou garantia de período de ensino.

Sendo assim, o responsável ou o próprio estudante (se maior de 18 anos), deve entrar em contato com a Secretaria da Unidade Escolar em que encontra-se matriculado e verificar a possibilidade da troca de horário/período (Ex: do período da tarde para o período da manhã) diretamente na própria escola.Somente o gestor escolar, possui autonomia na realização da troca de horário, mediante “troca casada com outro aluno” desde que possua vaga disponível no horário desejado.

Caso não tenha vaga disponível no horário desejado, e o interessado não deseja aguardar, poderá pleitear a transferência para outra escola, através da Inscrição de Intenção de Transferência (Motivo: interesse do aluno)

Dúvidas Frequentes
Matrículas e Transferências

clique aqui

Portal para acompanhamento da Matrícula/Transferência do aluno com nº RA (registro do aluno)

clique aqui

Consulta do nº RA (Registro do Aluno) ou entre em contato com sua Unidade Escolar

clique aqui

Escolas Estaduais

Escolas Estaduais

(clique aqui)

Periodo das Escolas

(clique aqui)

Garanta já sua matrícula na rede pública!

Central de Atendimento

0800 77 00012

ou pelo:

https://atendimento.educacao.sp.gov.br